7 dicas para fazer o inventário do seu estoque

on

O Inventário Físico, ou o chamado “Inventário de Estoque” é um processo comum e necessário em todas as empresas. O objetivo é como se diz no jargão comum “bater” os estoques reais (o que se tem fisicamente) e os dados que estão registrados no sistema ERP de Controle do Estoque.

No início é sempre fácil: Mas quem já passou por esse processo sabe que no final do dia, o que ainda restou para ser contado, não termina nunca: e para piorar, os números do sistema e os da contagem nunca estão iguais!

Daremos aqui 7 dicas simples que todos os seus auditores usam para que o Inventário de Estoque nos seus Clientes seja feitos satisfatoriamente:

  1. Inventários bem sucedidos são feitos de preferência em horários nos quais a empresa não tem movimento de saída de estoque, ou quando não há produção em andamento.
  2. Organize seu almoxarifado ou espaço de estoque antes de começar: tente agrupar o máximo possível produtos iguais; nessa organização, aproveite também para limpar os espaços! O processo de inventário de estoque fica menos penoso quando o espaço está limpo.
  3. Identifique os diferentes espaços antes de fazer a contagem: numere prateleiras, vitrines, gavetas etc.. Ao anotar a quantidade dos produtos, associe a contagem ao local onde os produtos estão estocados. Isso facilita muito para auditar e para fazer as próximas contagens.
  4. Contar os produtos um a um é bastante seguro, porém pode ser extremamente demorado. Utilize uma organização de lastros (padronizar a disposição dos produtos), tanto das caixas quanto das unidades, permitindo uma contagem rápida pela multiplicação do lastro padronizado.
  5. Ao terminar a primeira rodada de contagens de produtos, uma segunda pessoa deve recontar todos eles novamente. Esse processo garante a captura de possíveis falhas humanas.
  6. Devem ser realizadas contagens totais (todos os produtos), cerca de uma vez por mês, e contagens intermédiárias (por amostragem de produtos) cerca de uma vez por semana.
  7. Todas as entradas e saídas devem ser registradas num sistema apropriado para controle de estoque.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s