Como usar seu banco na internet com segurança?

on

Atualmente o volume de transações via internet tem requerido cada vez mais uma série de cuidados. Dicas de segurança digital são ótimas para indicar como acessar os serviços bancários (por telefone ou internet) de forma segura:

1. O que você usa para acessar o banco e onde faz esse acesso?

Em uma rede Wi-Fi é possível que outro usuário da rede consiga capturar os dados da sua conexão (e, portanto, saiba a senha dela), quando você conectar. Ele poderá “observar” a troca de dados entre seu computador e outros, permitindo que ele adquira a chave de segurança que será usada em transmissões futuras. Portanto, acessar de qualquer rede Wi-Fi pública normalmente é uma má ideia, embora o ataque não seja fácil de realizar. O 3G é o mais seguro. O mesmo vale para acesso na rede do trabalho, pois o computador está conectado em uma rede com diversos usuários, o que significa que um vírus que atacou outro computador pode acabar se alojando no seu, mesmo que não por culpa diretamente sua. Por esses motivos, é sempre preferível o uso do computador de casa. Se você só precisa verificar seu extrato, pode usar o seu telefone celular.

2. Sua senha bancária é aleatória ou é baseada em alguma informação fácil de lembrar, como uma data?

Qualquer meio que gera senhas aleatórias é excelente. Basta conhecer qual o procedimento do banco que será necessário no caso de perda ou problema no celular, pois isso pode vir a impedi-lo de fazer alguma movimentação bancária. O uso de datas em senhas é inadequado, pois por usar uma data diminui o número de possibilidades, ou seja, os dias vão até 31, e o mês até 12, em vez de irem de 00 a 99, além de ser uma informação que pode ser encontrada facilmente e ser algo usado com frequência.

3. Quais são os passos que você segue para acessar o banco? Você procura o cadeado de segurança (SSL)?

Clonar um site de banco é difícil. Pelo contrário: é muito fácil. Em alguns casos é até mesmo possível que o site seja inteiramente idêntico ao original, exceto pela captura de senhas que será realizada. Por esse motivo, não confie apenas no aspecto visual do site. Procurar o cadeado na hora de digitar a senha é recomendado. No entanto, digitar a senha errada não funciona. Um site falso pode “bater” sua senha no site verdadeiro e, se o site verdadeiro retornar erro, ele repassa o erro para você.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s