Como vender seu peixe em 5 minutos

Atualmente no Brasil, vem se tornando comum modelo de apresentação para quem está em busca de dinheiro para investir em seus negócios.  Fazem encontros que duram no máximo 5 minutos, para poder convencer potenciais investidores de que sua empresa é um bom negócio.

“Para empreendedores que estão começando, ter uma apresentação bem preparada pode ser até mais relevante do que um plano de negócios estruturado no papel.” O que importa é seguir o roteiro e cumprir os 5 minutos. Daremos sugestões de minutos para cada tópico:

1 minuto – Quem é você?

Nessa oportunidade você deverá apresentar quem é você e o porque decidiu abrir a empresa. Isso não quer dizer que os investidores queiram conhecer o histórico profissional detalhado do empreendedor – o seu interesse é saber qual a afinidade dos fundadores com o projeto que está sendo apresentado.

2 minutos – A  oportunidade

É preciso deixar claro para os parceiros potenciais investidores, na primeira metade da apresentação, que tipo de problema a empresa resolve ou qual a necessidade do mercado que se propõe a atender”, afirma Cassio Spina, diretor da Anjos do Brasil, associação que reúne investidores de empresas nascentes. “Os investidores estão sempre atrás de saídas novas ou criativas para velhos problemas.

3 minutos – Negócio em jogo

Quem possui recursos para investir numa empresa iniciante geralmente está, acima de tudo, interessado em saber como vai receber seu dinheiro de volta. Numa apresentação de apenas 5 minutos, é necessário aproveitar o tempo para dizer a eles de onde vêm as receitas do negócio. Pois é muito comum que percam tempo falando dos aspectos técnicos do produto ou serviço da empresa, em vez de se concentrarem nas fontes de receita.”

4 minutos – Por que você?

É preciso listar quais são os pontos fortes e os pontos fracos do negócio. É o tipo de informação que dá ao investidor a segurança de que o empreendedor tem noção de quanto seu plano de negócios está maduro e de quanto ainda precisa melhorar. Quem acredita que sua empresa não tem concorrentes é muito ingênuo. Dizer isso numa apresentação pode passar uma péssima impressão.”

5 minutos – Eu preciso de…

Antes que o tempo acabe, é hora de dizer quais são as necessidades da empresa. O objetivo é atrair interessados para o próximo passo, que pode ser uma reunião ou uma apresentação mais detalhada. Se a ideia é mesmo receber um aporte de capital, é preciso informar quanto de dinheiro você precisa para financiar seu projeto.  Além disso, é preciso discriminar as áreas para onde vai a quantia necessária. Em poucas frases, dá para dizer quanto será investido em pesquisa, desenvolvimento de produtos ou na área comercial, por exemplo.

 


Fonte: Organize Sua Empresa
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