Por que usar Automação Comercial?

on

Nos últimos anos, o varejo vem sofrendo com as mudanças econômicas, e com isso as empresas se preocupam em oferecer produtos e serviços qualificados para seus clientes, mantendo preços competitivos em relação aos concorrentes.

O cliente quando vai à uma loja, deseja ser bem atendido, encontrar variedades de produtos à sua disposição, além de querer preço acessível ao seu bolso. E muitas vezes é nesse ponto que aparecem os piores problemas dos lojistas, pois não sabem administrar a necessidade de ter um comércio que se garanta no mercado, oferecendo uma infinidade de produtos para todos os públicos, definir preço de cada produto, projetar margem de lucro que cada um lhe oferece, reconhecer quais mercadorias caem no agrado do cliente e eliminar o que não agrada.

Então, a Automação Comercial representa a concentração de esforços para eliminar os processos manuais e repetitivos e transformá-los em processos automatizados que passarão com o auxílio de equipamentos de softwares específicos.

Hoje, qualquer estabelecimento com interesse em se modernizar e, principalmente, adequar-se as exigências de um mercado extremamente competitivo podem usufruir das vantagens da utilização desse tipo de tecnologia com um investimento relativamente baixo em contrapartida aos ganhos que ela proporciona.  Amplia sua rentabilidade, pois com um software de automação você pode definir parâmetros que vão lhe dizer a hora certa de comprar novas mercadorias e a quantidade exata, evitando compras em excesso e produtos sem giro no estoque.

A automação lhe permite conhecer seu cliente e o seu histórico de compra, facilitando a elaboração de campanhas de marketing voltadas para um determinado público, ganhar novos clientes, fidelizar os que frequentam sua loja  e reconquistar os antigos clientes. Também pode monitorar a inadimplência e saber quais são os clientes confiáveis para concessão de crédito, através de cadastros.

Outra ferramenta importante na Automação Comercial é a possibilidade de utilização de equipamentos que vão realizar a interface entre os usuários do sistema e o sistema propriamente dito. Esses equipamentos podem ser os leitores de código de barras, impressoras fiscais, dispositivos para transferência eletrônica de fundos e é através destes equipamentos que se elimina o processo manual, como a digitação de uma série de números para o computador. Reduzindo os erros e aumentando o tempo para outras atividades.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s