Segurança digital: tecnologia para proteção de sua empresa

on

Segurança Digital é a proteção da sua identidade digital. O equivalente na rede ou internet a sua identidade física. Segurança digital inclui as ferramentas que você usa para proteger a sua identidade, bens e tecnologia no mundo on-line e celular. Estas ferramentas incluem software antivírus, serviços de Internet, biométricos e dispositivos pessoais de segurança que você carrega todos os dias.

Dispositivos pessoas de segurança tais como um token USB baseado em cartão inteligente, o cartão SIM no seu telefone celular, o chip seguro em seu cartão de pagamento sem contato ou e-passaporte são dispositivos de segurança digital, porque eles dão a você a liberdade de se comunicar, viajar, comprar, ir ao banco e trabalhar usando sua identidade digital em uma maneira que seja conveniente, agradável e segura.

A segurança digital consiste na não violação da confidencialidade, integridade e disponibilidade de autenticidade de documentos e dados pessoais. Alguns exemplos de violações a cada um desses requisitos são:

  • Confidencialidade – alguém obtém acesso não autorizado ao seu computador e lê todas as suas informações contidas na sua declaração de Imposto de Renda;
  • Integridade – alguém obtém acesso não autorizado ao se computador e altera informações da sua declaração de Imposto de Renda, momentos antes de você enviá-la à Receita Federal;
  • Disponibilidade – o seu provedor sofre uma grande sobrecarga de dados ou um ataque de negação de serviço e por este motivo você fica impossibilitado de enviar sua declaração de Imposto de Renda à Receita Federal.

Principais riscos

Os riscos de segurança digital resumem-se a estes aspectos: furto, falsificação ou perda de identidade. Pode acontecer que alguém obtenha ilicitamente os dados da identidade digital de outrem e os use de forma fraudulenta. Para prevenir estas situações foi recentemente incluída uma alteração nos cartões multibanco em que a necessidade de inclusão de código PIN previne a utilização abusiva do mesmo. A inclusão de uma vasta gama de informações sobre uma pessoa no mesmo cartão, incluindo-se aí o número de segurança social, de eleitor e número de Bilhete de Identidade pode colocar questões de segurança graves, face ao acumular de informações num mesmo suporte. A solução para esta situação deverá vir de arquiteturas de rede com níveis de fiabilidade, segurança e operacionalidade elevados.


Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Seguran%C3%A7a_digital
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s